Criar uma Loja Virtual Grátis
O hábito de ler
Quantos livros você leu só este ano?
Entre 1 a 3 livros.
Entre 4 a 5 livros.
01 livro por mês.
Nenhum.
Ver Resultados

Rating: 1.0/5 (2 votos)

Total de visitas: 4724
Dia da Consciência Negra - 20 de novembro

No dia 19 de novembro, os alunos do turno vespertino da EEEFM Dr. Afonso Schwab, comemorou o Dia da Consciência Negro. No evento, alunos do Ensino Fundamental mostraram seus talentos através da arte da música e da dança.

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.